Medo do sucesso explicado

Conversei hoje com um jovem que simplesmente não conseguia se motivar a se concentrar em seus estudos. Ele procrastina, inventa desculpas e geralmente se vê completamente deprimido sem energia para “começar” com qualquer coisa.

Seu raciocínio era semelhante ao de muitas pessoas – qual o sentido de começar, a menos que eu consiga concluir a tarefa? Qual é o sentido de se esforçar, a menos que eu saiba que vai dar certo? Qual é o sentido de aumentar minhas esperanças quando vou ficar decepcionado?

Esse raciocínio ocorrerá de várias formas, mas há um tema recorrente aqui, que é o pensamento em preto e branco, baseado em crenças centradas em torno de “tudo ou nada”.

Há tanto esforço que alguém coloca em algo antes de desistir, a menos que veja resultados visíveis para construir confiança. Então, uma vez que eles desistem, fica mais fácil aceitar que eles nunca serão capazes de fazer o que quer que tenham desistido. É doloroso, é deprimente, mas é protetor. Porque se você aceita a derrota, por mais dolorosa que seja, não é tão dolorosa quanto o golpe esmagador de decepção, caso elas tenham muitas esperanças. Então, basicamente, é uma maneira de permanecer vigiado.

Depois de baixar a guarda, o mais assustador é aceitar que talvez, apenas talvez, haja luz no fim do túnel. Talvez você possa! Veja se você aceita isso e adivinhe – agora você não tem desculpas. Você removeu a rede de segurança, o que significa que ainda há muito a cair.

Então aqui está a coisa inevitável que acontecerá quando você sair da sua zona de conforto. Você tem que estar disposto a ser imperfeito. Você precisa contar cada pequeno passo do progresso como uma vitória e não esperar até que tudo esteja perfeito antes de se dar permissão para se congratular.

Então, vamos usar esse jovem como exemplo.

O ano inteiro, ele não havia enviado uma única tarefa. Então, minha sugestão: comece, faça 10% de uma tarefa e envie-a. Sabendo que você irá falhar.

Obviamente, isso será recebido com uma enorme resistência. A tarefa pode voltar como um fracasso, mas essa é a parte em que você precisa aprender a desligar o que está acontecendo do lado de fora e se concentrar inteiramente no interior.

Veja que o artigo pode voltar com um ‘F’, mas, por dentro, ele precisa se assegurar de que 10% ainda é muito mais do que ele havia feito anteriormente. Isso significa progresso. Isso é uma melhoria. Talvez da próxima vez possa ser de 20% e 30% até criar impulso suficiente para chegar até lá.

Fazer isso cria uma mentalidade de crescimento porque se concentra no esforço e não no resultado, que é o que você precisa fazer para re-condicionar um novo ciclo comportamental. Isso é classicamente comum em casos de depressão e geralmente faz parte do tratamento quando se trata de formas de psicoterapia, como a hipnoterapia .

Gosteibloguei

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